Notícias

O Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 atravessou o DF. Depois de Ceilândia sediar a abertura do Circuito, foi a vez de Planaltina receber a 2ª etapa do torneio para atletas até 14 anos. Na última sexta-feira, 1º de novembro, foram 20 partidas realizadas ao longo do dia, na quadra coberta do CEF 02.

Logo na abertura do evento, com a presença de Fernando Albuquerque, especialista em esportes e titular responsável pela parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Instituto Base, os atletas já receberam uma ótima notícia: “No próximo ano, nos jogos escolares do DF, a modalidade Basquete 3x3 será incluída. Treinem bastante para o próximo ano!”.

O confronto de abertura da Etapa, no naipe masculino, entre CEF 02 e CEFA – ambos de Planaltina –, foi para a prorrogação. Ali, o torneio já prometia partidas sensacionais. E assim aconteceu! As outras 19 partidas foram de muita emoção, com jogos incríveis e com altas pontuações.

Data da publicação: 03/11/2024

O diretor do CEF 02, Luís Cláudio Torres, assistiu a algumas partidas e estava radiante pela escola receber uma etapa da competição: “É a primeira vez que nossa escola recebe um evento de basquete. Estamos muito felizes com a organização do torneio em todos os aspectos! É um evento que abraça os alunos e incentiva a modalidade. A escola está de portas abertas para receber outros eventos realizados pelo Instituto Base.”

Já o professor de Educação Física do CEF 02, Hugo Souza, também elogiou a competição realizada em seu próprio ambiente de trabalho: “Desde que eu comentei com os alunos sobre o Circuito de Iniciação, eles embarcaram na ideia, junto comigo. Conseguiram assimilar as regras do Basquete 3x3 e, como é sobre iniciação, é importante eles terem essa experiência, ver o nível da galera que já joga há bastante tempo. É para incentivar, mesmo, como porta de entrada para a modalidade. Quem sabe pode ser o início da carreira deles? Alguns já falaram que irão procurar outras escolinhas, para treinar mais!”.

E teve torcida? Claro que sim... e muita! Algumas turmas foram liberadas das aulas para incentivar os times que estavam representando a escola. Mas na hora do intervalo, a quadra ficou mesmo ocupada pelos estudantes. Muitas palmas e gritos das turminhas de 9 e 10 anos. A professora do 4º ano A, turno vespertino, Juliana Barbosa, foi uma das mais empolgadas por estar levando os alunos: “Foi uma experiência incrível! Foi a primeira vez que assistiram a uma partida de basquete. Eles adoraram!”.

E com o apoio da torcida, os confrontos seguiram super disputados! As finais, feminina e masculina, foram entre os mesmos times: Colégio Católica – Taguatinga e CID Oásis, de Sobradinho. Em ambas as disputas, a Católica saiu com a medalha de ouro.

A primeira final foi a feminina. O time da Católica venceu o CID Oásis com um jogo equilibrado até a metade do confronto. Depois, só deu Católica.

Já a final masculina teve emoção até o fim, mas o excesso de faltas comprometeu o time de Sobradinho. Aí a equipe da Católica mostrou eficiência na conversão dos lances livres e se distanciou no placar.

A professora Andreza Almeida, do Colégio Católica, ficou impressionada com a estrutura do evento: “É bem gratificante estar participando com eles aqui, no Circuito de Iniciação. Uma nova modalidade que dá oportunidade a eles ter um novo desenvolvimento no basquete. Fico muito feliz em ver o Instituto Base e o Ministério dos Esportes estarem proporcionando uma competição desse nível para a comunidade do basquete do DF.”

O atleta campeão pela Católica, Lennon Aguiar, comentou sobre a dificuldade dos jogos que disputou no torneio: “Em todos os jogos, as disputas foram muito acirradas. No jogo da final, estava empatado em 11 x 11 e a gente se concentrou para poder sair com a vitória.” Já a aluna, medalha de ouro, Nicole Medeiros, falou sobre a grande final feminina, no próximo dia 22: “A gente vai treinar muito mais para chegarmos à final mais competitivas!”.

Mas se engana quem pensa que o CID Oásis facilitou a vida do adversário. Foram duas finais disputadas ponto a ponto! O técnico do CID Oásis, Demetrius Lopes, não lamentou as derrotas: “Jogamos de igual pra igual. A partida foi decidida no detalhe, onde a equipe estourou o número de faltas e o adversário aproveitou, convertendo os lances livres. Mas estamos classificados para a final masculina, dia 22 de novembro. Até lá, vamos treinar mais para sermos mais competitivos ainda”. E a estatística impressionante do CID Oásis? O time é o maior pontuador do Circuito, até agora, com 80 pontos convertidos!

Será que as equipes farão um tira-teima na grande final do Circuito, dia 22 de novembro? Essa final promete grandes emoções!

As equipes já classificadas para a Etapa Final 14 anos são: CEF 27 – Ceilândia e Colégio Católica – Taguatinga, no feminino; Colégio Marista – Brasília, CED 07 – Ceilândia, Colégio Católica – Taguatinga e CID Oásis – Sobradinho, no masculino. A 3ª e última etapa classificatória (14 anos) chega ao CIEF, na 907 Sul, em 8 de novembro. Logo depois, no mesmo local, no dia 10, será disputado o torneio único dos alunos até 12 anos.

O Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 é um projeto executado pelo Instituto Base, conforme Termo de Fomento firmado com o Ministério do Esporte, com recursos alocados por emenda parlamentar da senadora Leila Barros e Acordo de Cooperação formalizado com a Secretaria de Educação do DF.

Fotos: Lázaro Viana

Etapa especial marcou chegada do Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 a Planaltina

Depois da abertura da fase de competição, na Ceilândia, em 25/10, o projeto chega a Planaltina (DF), nesta sexta-feira, 01/11, para a 2ª Etapa Classificatória da categoria 14 anos, que será realizada no Centro de Ensino Fundamental nº 02 (CEF 02), localizado no Setor Tradicional.

O torneio contará com a mesma estrutura montada na Ceilândia: quadra oficial de Basquete 3x3 (instalada com piso em polipropileno), arbitragem da Federação de Basquetebol do DF, cobertura com fotógrafo profissional, assessoria de comunicação, medalhas especiais para os três primeiros colocados, lanche, bola oficial para todas as equipes e entrega de camisas personalizadas para os alunos participantes.

O professor de Educação Física do CEF 02, Hugo Souza, está muito feliz em receber a 2ª etapa da competição: “A gente está aqui na expectativa de receber o Circuito! Os meninos e meninas estão mega animados para ter essa vivência de torneio na própria escola!”

Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 chega a Planaltina

Data da publicação: 31/10/2024

Fotos: Lázaro Viana

As equipes participantes dessa etapa serão:

Femininas

CEF 02 (Planaltina), CM Tiradentes (Brasília), CID Oásis (Sobradinho) e Colégio Católica (Taguatinga).

Masculinas

CEF 02, CEFA e CEF 02 II (Planaltina), CEF 03 e CID Oásis (Sobradinho), Colégio Católica e Colégio Católica II (Taguatinga) e CM Tiradentes (Brasília).

SOBRE A 1ª ETAPA, NA CEILÂNDIA

A abertura contou com a presença da diretora de modalidades especiais, Denise Marra, e do especialista em esportes, Fernando Albuquerque, ambos da Secretaria de Educação. “Fiquei muito feliz com essa parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Base. Nós somos entusiastas do esporte e esse projeto só vem agregar para o desenvolvimento do basquete e de outras modalidades”, concluiu a diretora. Também marcou presença, James Rocha, representando a senadora Leila Barros: “A senadora Leila é apaixonada pelo basquete, bem como pelas outras modalidades, e disse que o Instituto Base pode contar com ela, pois sempre desenvolve os projetos com muita seriedade e dedicação”.

Anfitrião da etapa, o professor Fausto Rocha, do Colégio Cívico Militar CED 07, registrou que “a direção da nossa escola foi muito feliz em receber o projeto e os alunos estão encantados com os uniformes que receberam e mais felizes ainda que poderão treinar o Basquete 3x3 com as bolas oficiais que as equipes participantes ganharam.”

Depois de um dia inteiro de competição, as equipes que saíram com a medalha de ouro no peito foram: no naipe feminino, CEF 27, da Ceilândia; no masculino, o Marista Brasília. Ambas terminaram a etapa invictas.

“Estamos muito felizes com esta medalha! Esse último jogo estava muito pegado, mas saímos com o primeiro lugar, graças a Deus!”, disse a empolgada aluna Júlia Araújo, da equipe do CEF 27. Já o aluno Miguel Coutinho, do Colégio Marista, enfatizou o entrosamento da equipe e já está pensando na etapa final: “A gente jogou bem, mas ainda tem muita coisa a melhorar, porque os próximos times serão ainda mais difíceis e temos que continuar com nossa dedicação e treinando muito”.

Finalizada a 1ª Etapa Classificatória, os times garantidos na grande final, dia 22 de novembro, são: CEF 27 Ceilândia (equipe feminina); Marista Brasília e CED 07 Ceilândia (equipes masculinas). Serão disputadas mais duas classificatórias 14 anos (1º e 08/11), um torneio único 12 anos (10/11) e a etapa final 14 anos, no dia 22/11.

Os links para as fotos das etapas serão publicados nas tabelas de jogos, disponíveis na página do Circuito, no site institutobase.org.br, onde se encontram todas as informações sobre o projeto.

O Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 é um projeto executado pelo Instituto Base, conforme Termo de Fomento firmado com o Ministério do Esporte, com recursos alocados por emenda parlamentar da senadora Leila Barros e Acordo de Cooperação formalizado com a Secretaria de Educação do DF.

Competição do Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 começa no dia 25

O primeiro torneio acontecerá em 25/10, sexta-feira, a partir das 9h, no ginásio do Colégio Cívico Militar – CED 07, localizado na QNN 13, da Ceilândia, e reunirá 12 equipes da categoria até 14 anos, sendo quatro femininas e oito masculinas. Será a primeira das três classificatórias e uma final programadas para os alunos dessa faixa etária, que têm o seguinte calendário: 25/10 – 1ª classificatória, 01/11 – 2ª classificatória, 08/11 – 3ª classificatória e 22/11 – etapa final. As próximas sedes ainda serão definidas. Além da competição para a categoria até 14 anos, o Circuito prevê um torneio único para as meninas e meninos até 12 anos, que será realizado em 10/11. Todos os torneios terão a mesma composição de 12 times e, no total, 192 alunos de escolas públicas, privadas e escolinhas participarão dos jogos.

Os torneios são a segunda fase do projeto, que está estruturado em dois módulos: capacitação e competição. Na capacitação, os professores das escolas inscritas receberam a formação básica para treinamento de atletas na iniciação ao Basquete 3x3, ministrada em três encontros virtuais (30/09, 01 e 02/10) e um prático presencial (04/10).

Trinta e dois professores de Educação Física se inscreveram para a capacitação, sendo 19 de escolas da rede pública e 13 de escolas privadas e escolinhas. Fausto Rocha, do Colégio Cívico Militar/CED 07, elogiou a iniciativa do projeto: “Quero parabenizar o Instituto Base por realizar as aulas virtuais e posterior vivência prática em quadra. Com esse conhecimento inicial adquirido, tenho condições de ensinar aos alunos e cada vez mais enaltecer o basquete como esporte nas escolas. Consegui inscrever uma equipe feminina e uma equipe masculina para a competição”.

Já o professor Hugo Souza, do Centro de Ensino Fundamental 02, de Planaltina, deixou a quadra da escola à disposição para receber uma das etapas da competição: “Nossa escola tem uma ótima estrutura e será uma honra receber uma etapa dos torneios. O Basquete 3x3, como se tornou esporte olímpico, recentemente, está tendo uma grande ascensão. Para os alunos, o campeonato é o pontapé inicial e todos treinam dentro da escola. Eles estão muito entusiasmados para aprender o Basquete 3x3, jogar em quadra oficial e com uniforme completo. Será um grande incentivo para que eles continuem treinando.”

As apresentações e gravações das aulas online estão disponíveis na página do Circuito, no site do Instituto Base (https://institutobase.org.br/), onde serão publicadas tabelas e demais informações sobre o projeto. Também está publicado o Edital de Cotação de Preços 002/2024, com itens que serão necessários à realização das próximas atividades (https://institutobase.org.br/editais).

O Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 tem a execução do Instituto Base, conforme Termo de Fomento Transferegov nº 949357/2023, firmado com o Ministério do Esporte, e recursos alocados por emenda parlamentar da senadora Leila Barros.

Fotos: Daniela Benatti

Data da publicação: 16/10/2024

Instituto Base realizará Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3

Destinado a professores e alunos do ensino fundamental (até 14 anos), da rede pública do DF, o projeto prevê um módulo de capacitação e outro de competição.

A capacitação dos professores será aberta e gratuita, em formato híbrido (virtual e presencial) e a competição será disputada em cinco etapas: quatro torneios classificatórios e um final, cada um com quatro times femininos e oito masculinos. Todos os jogos serão disputados em quadra especial de polipropileno, cada time receberá uma bola oficial de Basquete 3x3 e os alunos receberão camiseta e calção. Além disso, haverá transmissão do torneio final.

O Circuito de Iniciação ao Basquete 3x3 será realizado conforme o Termo de Fomento Transferegov nº 949357/2023, firmado com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), do Ministério do Esporte, com recursos destinados pela senadora Leila Barros, por meio de emenda parlamentar.

O projeto está em fase de estruturação e edital prévio de preços, com início da capacitação previsto para 19 de agosto. A partir de 29 de julho, o IB divulgará mais informações em suas redes sociais.

Alan Monteiro fará palestra na Semana Universitária da UnB 2023

O técnico do Cerrado Basquete, de Seleções de Base do DF e Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, Alan Monteiro, tem palestra na agenda da Semana Universitária UnB 2023, com a abordagem "Monitoramento da Carga Tático-Técnica de Treinamento no Basquetebol", programada para 26/09/2023, às 9h, na sala 13 do Centro Olímpico da UnB. Esse conhecimento tem impacto relevante no dia-a-dia do trabalho dos técnicos e o acesso à palestra é gratuito. 

A Semana Universitária deste ano tem como tema "O Futuro é Feminino" e inclui mais de 1.000 atividades nos campi da UnB, de 25 a 29/09/2023.

Campeonato de Basquete do DF está oficialmente aberto!

Neste sábado (26), o Clube Portuguesa recebeu os times e atletas que participarão da competição de base de basquete na capital federal. Ao todo, são 695 atletas, divididos em 55 times, tanto no naipe feminino quanto masculino. Esses atletas disputarão 182 partidas até o dia 10 de dezembro de 2023. A cerimônia de abertura contou com as seguintes autoridades na mesa para dar as boas-vindas aos atletas e declarar o início do campeonato: o secretário de esportes Julio Cesar Ribeiro, a presidente da Federação de Basquete do DF, Andreza Almeida, o vice-presidente do Instituto Base, Ronaldo Pacheco, e o vice-presidente do Clube da Portuguesa, Wellington Medeiros.

De acordo com o secretário Julio Cesar, é preciso "trabalhar na base e no presente para termos grandes atletas no futuro. Os jovens precisam ter a oportunidade de mostrar o seu talento e jogar, se divertir".

Já a presidente Andreza Almeida afirma que as novidades desse campeonato — três árbitros em quadra e estatística dos jogos — vêm para somar e desenvolver os atletas. "É importante para os jogadores entenderem que não basta só fazer o ponto, mas todos os outros trabalhos dentro de quadra. Os três árbitros vão alcançar uma melhor visualização do que acontece nas partidas", explica ela.

O Ronaldo Pacheco pontua que esse é "o maior campeonato de basquete de base na história do Distrito Federal" e espera que os atletas tenham cada vez mais oportunidades para mostrar seus talentos. Ronaldo também entregou ao secretário Julio Cesar o primeiro troféu "Base de Valor", criado pelo Instituto Base para reconhecer pessoas e entidades que têm atuação relevante no desenvolvimento do esporte e da educação.

Nos links a seguir estão as fotos da abertura e da primeira partida, feitas pelo fotógrafo oficial do campeonato, Carlos Teixeira (Campina), e os times de cada clube/entidade inscritos para a competição.

O Campeonato de Basquete 2023 tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF e do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte (CONFAE). 

Secretaria de Esporte e Instituto Base firmam parceria para o Campeonato 2023

O segundo semestre do Campeonato Oficial de Basquete do DF vai contar com recursos do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE), em projeto aprovado por seu Conselho de Administração, o CONFAE. O Termo de Fomento foi formalizado neste mês entre a Secretaria de Esporte e Lazer e o Instituto de Desenvolvimento do Esporte de Base e da Educação, Instituto Base.

Com o apoio, não haverá taxas de inscrição para as equipes que se habilitarem à disputa da competição, que terá torneios nas categorias Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Adulta, nos naipes feminino e masculino. Os jogos começam no dia 26 de agosto e seguem até 10 de dezembro, com encerramento previsto para 13 de dezembro, quando haverá a cerimônia de premiação dos destaques individuais. Serão mais de 180 partidas, com transmissão ao vivo, via internet, das 16 finais (disputas de bronze e ouro)

A parceria vai possibilitar, ainda, a implantação das estatísticas em todos os jogos, o que será importante ferramenta para auxiliar no desenvolvimento técnico e tático de comissões técnicas e atletas. Outro diferencial para agregar qualidade será a utilização de equipes com três árbitros em 100% das partidas.

De acordo com o Plano de Trabalho aprovado, as vagas por categoria/naipe estão distribuídas da seguinte forma: Sub-14 feminina – 06 times, Sub-14 masculina – 10 times, Sub-16 feminina – 04 times, Sub-16 masculina – 10 times, Sub-18 feminina – 04 times, Sub-18 masculina – 10 times, Adulta feminina – 06 times e Adulta masculina – 08 times.

O Instituto Base realizará reunião virtual, em 10 de agosto, às 20h, quando apresentará as condições para participação do Campeonato e abrirá as inscrições. Os interessados em participar da reunião devem solicitar o link por e-mail, para contato@institutobase.org.br.

Sucesso em 2022, a Estação do Basquete já está volta ao Conjunto Nacional ainda melhor, com mais tempo e mais atividades, desde o dia 15 e fica até 30 de julho, sempre a partir das 16 horas. É tudo gratuito e acontece na quadra oficial de Basquete 3x3 montada no 3º piso do Shopping, com acesso pela torre azul. Para quem já joga basquete, é a oportunidade de aproveitar uma arena profissional. Quem ainda não conhece a modalidade também tem espaço para fazer seus primeiros arremessos, participar de disputas valendo brindes, acompanhar jogos de equipes de rendimento do basquete convencional e em cadeira de rodas, assistir a shows e ainda disputar um torneio de Futmesa - sim, o esporte convidado desta edição. Tem diversão para todos!

As crianças têm horários exclusivos na Estação praticamente todos os dias, no “Brincando com a Bola Laranja”, movimentado com as atividades dos monitores e, aos sábados, receberão uma atração especial. Nos dias 15 e 29 de julho, já está certa a presença do Mágico Garcia, com um show surpreendente e totalmente interativo.

Estação do Basquete volta ao Conjunto Nacional

E quem quiser ficar craque em arremessos, pode se inscrever para a oficina com Arthur Belchor, pentacampeão nacional de basquete profissional (Brasileiros e NBB) e considerado um dos atletas com a melhor mecânica desse fundamento no país.

A Estação do Basquete CNB 2023, organizada pelo Instituto Base, Federação de Basquetebol do DF e Conjunto Nacional, é o maior evento de promoção do basquete de nossa região. A seguir, informações sobre cada atividade. A participação é gratuita em todas as atividades, bastando registrar no app do Conjunto Nacional. Algumas têm limite de vagas.

Abertão de 3x3: torneios abertos de Basquete 3x3, modalidade olímpica em pleno crescimento no mundo. Os jogos terão de 06 a 10 minutos, a depender da quantidade de inscritos, e os times serão formados por até 04 atletas (03 titulares e 01 reserva). Em caso de empate no tempo de jogo, haverá disputa de lances livres. O 1º lugar receberá medalhas e brindes. A inscrição será individual, mas os amigos já poderão ir com time definido e informar à organização, assim como poderão ser formadas equipes no local com os inscritos.

Arremesso Premiado: atividade mais concorrida da Estação, é aberta à participação de quem quer se divertir tentando arremessos, valendo brinde. O formato depende da quantidade de inscritos, mas são organizadas rodadas eliminatórias até definir o vencedor, que às vezes nunca jogou basquete.

Basquete Delas: a quadra será disponibilizada exclusivamente para as mulheres, que poderão disputar jogos de 1x1 ou 3x3, dependendo da quantidade de inscritas.

Basquete é Show: apresentações artísticas, como é tradição em intervalos de jogos de basquete. Na programação: 15 de julho – Gigantes de Rua, tradicional grupo de street basketball, que levará para a quadra exibições de manejo de bola, show impressionante com bboys e interação com o público; 22 de julho – Banda Batalá, formada por mulheres, com composições próprias executadas em instrumentos de percussão, que farão um show empolgante musical e visualmente; 29 de julho – Formiga da Roça, neste ano a campeã do Circuito de Quadrilhas Juninas do DF e vice campeã nacional, com um espetáculo imperdível.

Basquete nos Centros Olímpicos: torneio de Basquete 3x3 com atletas de quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos, dos 12 que estão distribuídos no DF e têm grande impacto esportivo e social nas comunidades.

Basquete Social: espaço destinado às entidades assistenciais apoiadas pelo Conjunto Nacional, que participarão de atividades orientadas pelos monitores da Estação.

Bola com Especialista: oficina de arremesso com Arthur Belchor, ex-atleta profissional e pentacampeão nacional, para interessados de todos os gêneros, a partir de 14 anos.

Brincando com a Bola Laranja: atividades lúdicas para crianças de até 13 anos, conduzidas por monitores e com atração especial aos sábados.

Circuito DF de Basquete 3x3: etapa final do circuito oficial da Federação de Basquetebol do DF, competição que reunirá campeões e vices das etapas classificatórias, num total de quatro equipes por categoria (Sub-18, Sub-23 e Adulta, femininas e masculinas). Deste torneio, 1º e 2º colocados em cada categoria garantem vagas para a fase regional Centro-Oeste do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Desafio 1x1: jogos de um contra um, com duração de 5 a 7 minutos, a depender da quantidade de inscrições, com medalhas e brindes para os dois primeiros colocados. Em caso de empate no tempo de jogo, haverá disputa de lances livres.

Desafio 3x3 BCR: assíduos em todas as edições da Estação, os atletas do basquete em cadeira de rodas têm um torneio exclusivo e empolgante que vale a pena acompanhar. Serão quatro times que competem na Federação da modalidade no DF.

Desafio de Enterradas: disputa com etapas eliminatórias e avaliação de performances por júri convidado, destinada a atletas que conseguem executar esse fundamento espetacular do basquete. O 1º colocado receberá um prêmio (cama de solteiro da Ortobom), 2º e 3º receberão brindes.

Desafio de Habilidades: participantes farão circuito com manobras e arremessos, demonstrando toda sua habilidade no basquete. O 1º colocado receberá um prêmio (cama de solteiro da Ortobom), 2º e 3º receberão brindes

Desafio de 3 pontos: competição de arremessos em duas posições da linha de três pontos, em etapas eliminatórias. O 1º colocado receberá um prêmio (cama de solteiro da Ortobom), 2º e 3º receberão brindes.

Esporte Convidado - Futmesa: a Estação abre espaço para dois torneios desta modalidade, que mistura futebol, futevôlei e tênis de mesa. As disputas serão individuais, em etapas eliminatórias e com medalhas e brindes para 1º e 2º colocados.

Vem Jogar/Vem Jogar Especial: pegue uma bola e jogue, sabendo ou não... este é o conceito desta atividade, que abre a quadra para quem quiser se divertir. No Vem Jogar Especial, com tempo maior, os monitores organizam jogos/dinâmicas com os participantes.

Você é o Show: oportunidade para você apresentar seu talento. Pode cantar, dançar, fazer malabarismo com bola ou qualquer outra performance. O vencedor, que receberá brinde, será escolhido pelo público.

Programação diária:

Inscrições abertas!

O presidente do Instituto Base, Ronaldo Pacheco, publicou o Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária Eletiva, que vai eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal para a gestão do quadriênio de 2023 a 2027, conforme está previsto no Estatuto. A reunião está marcada para 22/03, na sede do Instituto, no ginásio da ASCEB (904 Sul). Mais informações e o processo simplificado para inscrição de candidaturas estão na Nota Oficial IB-2023/001, de 10/03/2023.

IB recebe certificado do CONFAE para mais um ano

Em cerimônia realizada na Secretaria de Esporte e Lazer, em 07/03, o secretário Julio Cesar Ribeiro entregou ao presidente do Instituto Base, Ronaldo Pacheco, o CRC - Certificado de Registro Cadastral no CONFAE - Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte, vigente até 01/03/2024. Assim, o IB permanece habilitado para encaminhar projetos de fomento pelo Fundo.

Instituto Base terá eleição em março

Instituto Base e Federação de Basquetebol do DF realizarão os cursos para quem quer se tornar árbitro ou mesário de basquete, neste caso o de Formação de Oficiais de Arbitragem, completo, que já inclui o módulo Regras (on-line), conteúdos extras e estágio prático em quadra. Mas todos que quiserem entender como funciona o basquete poderão se inscrever para realizar, 100% on-line, somente o módulo Regras, de 17/04 a 17/05. Uma ótima oportunidade para atletas, estudantes de Educação Física, professores, profissionais de comunicação, torcedores e demais interessados na modalidade. As inscrições seguem abertas até 16/04, mas com valores promocionais para quem se inscrever até 05/04 e tudo é feito de forma virtual, na plataforma Sympla. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @base.esporteeducacao e @fbdfbasquete. Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-de-regras-e-curso-de-formacao-de-oficiais-de-arbitragem-de-basquetebol/1922507?share_id=71i2o